A Ford levou ao Salão do Automóvel de Pebble Beach (Califórnia – EUA) o conceito Shelby GR-1. O modelo saiu de um estúdio de design chefiado por Carroll Shelby. A idéia era resgatar o estilo norte-americano dos esportivos com motor dianteiro e tração traseira. A inspiração veio do Daytona, um cupê derivado do Cobra, que competiu nas pistas em 1964.
O modelo possui linhas arredondadas e musculosas – com ombros largos e teto baixo. A frente é longa e a traseira - que praticamente leva os dois passageiros sobre o eixo – é curta. A cabine é recuada e o grande vidro traseiro e a vista frontal são intimidadores. Os faróis e lanternas são compostos por LEDs. Possui 4,41 m de comprimento, 1,83 m de largura e 1,16 m de altura. A distância entre eixos é de 2,54 m e seu peso é de 1.770 kg.
Referente à motorização, o modelo dispõe de um motor V10 dianteiro e câmbio de seis marchas em um transeixo na traseira. Com 6,4 litros, desenvolve 605 cavalos de potência a 6.750 rpm e torque de 69,2 m.kgf a 5.550 rpm, transmitidos aos imensos pneus 345/35-19 (enquanto que os dianteiros são 275/40-19).
A Ford quer experimentar a reação do público antes de fazer a produção em série. Mas, a exemplo de outros Ford, como o Thundebird, o GT e o Cobra, primeiramente apresentados como conceito e depois produzidos, suas chances são grandes.