A Toyota iniciou (dia 27) as vendas da picape Hilux VIGO na Tailândia. Este é o primeiro dos cinco produtos desenvolvidos pelo projeto IMV (Innovative International Multi-purpose Vehicles), anunciado pela Toyota em 2002; e contará também com mais duas picapes de diferentes tamanhos, uma minivan e um utilitário esportivo.
A produção dos novos quatro modelos começará ainda este ano, de maneira quase simultânea, nas plantas da montadora na Tailândia, Indonésia, Argentina e África do Sul. A fábrica da Toyota da Índia ficará responsável pelo desenvolvimento do câmbio manual que será utilizado em todos os veículos do projeto. Estas unidades abastecerão os mercados de países da Europa, Ásia, África, Oceania, América Latina e Oriente Médio.
As linhas da Hilux VIGO são agradáveis. A dianteira é alta e a grade, bem como os faróis, possui tamanho avantajado. Nas laterais, molduras nos arcos dos pára-lamas foram acrescentadas e a traseira possui o pára-choque cromado bem desenhado. Internamente, os mostradores são sobrepostos, com o velocímetro ao meio, conta-giros à esquerda e demais marcadores à direita. O console central disponibiliza os comandos de som e ventilação.
O projeto IMV tem como principal objetivo inserir a Toyota em um novo contexto mundial globalizado. Com isso, a empresa passará a produzir uma quantidade menor de veículos no Japão. Até o final de 2006, a montadora espera fabricar cerca de 500 mil modelos do projeto. Há grandes chances da nova picape ser vendida no Brasil, já que a Hilux vinda atualmente da Argentina pede renovação.