Apresentado como carro-conceito no último Salão de Frankfurt, o novo Golf GTI chega em sua versão definitiva e será apresentado ao público no Salão de Paris, no fim deste mês.
A versão definitiva manteve os elementos do protótipo, começando pela pintura em preto da seção central do pára-choque dianteiro, que transmite a impressão de uma ampla grade. Nas laterais, conta com uma saia preta na parte inferior e, na traseira, possui apenas um aerofólio e dupla saída de escapamento. Estão disponíveis versões de três e cinco portas.
Internamente, dispõe de detalhes como o volante com acabamento em alumínio, revestido em couro perfurado, e o logotipo GTI nos encostos de cabeça. Os bancos possuem longos apoios laterais. Também estão presentes tela multifunção com navegação, telefonia e áudio, e ainda seis airbags
O motor do novo Golf GTI é um 2,0 Turbo com injeção direta de combustível. Rende 200 cavalos de potência e torque de 28,5 m.kgf na faixa de 1.800 a 5.000 rpm. Com câmbio manual de seis marchas de série, acelera de 0 a 100. De acordo com a montadora, com câmbio manual de série a aceleração de 0 a 100 km/h é em 7,2 segundos e o veículo atinge 235 km/h de velocidade máxima. Com o câmbio automatizado DSG, opcional, a aceleração cai para 6,9 segundos.
A suspensão é 15 mm mais baixa que no Golf convencional. As rodas estão um pouco menores: 17 pol, com pneus de 225 mm de seção, ante 18 pol do modelo de um ano atrás. Os discos de freio nas quatro rodas, com ABS, frenagem de emergência e distribuição eletrônica, ostentam pinças pintadas em vermelho.
O primeira versão do Golf GTI foi lançada como uma série especial e vendeu 5.000 unidades. Fez tanto sucesso que virou modelo de série, e hoje atinge a marca de 1,5 milhão de unidades produzidas.
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