O utilitário-esportivo Ford Explorer volta ao mercado brasileiro até novembro. O modelo será uma das atrações da Ford no Salão Internacional do Automóvel, no Anhembi, em São Paulo, que ocorrerá entre 21 e 31 de outubro.
Externamente, as mudanças mais aparentes estão na parte dianteira. A grade ficou mais ampla e os faróis têm lentes transparentes que revelam todos os detalhes do conjunto ótico. O pára-choque ficou mais encorpado, com três tomadas de ar e dois faróis de neblina arredondados. As laterais têm vidros mais rentes e a traseira tem lanternas e tampa com novo desenho.
Na parte interna, contornos mais arredondados deram um aspecto mais moderno ao modelo. O volante de dois raios foi trocado por um de quatro raios e está repleto de comandos. O espaço também melhorou com o crescimento do Explorer - 6,35 cm na largura e de 5 cm na distância entre eixos. Com esse crescimento, e com a troca da suspensão traseira de eixo rígido com feixe de molas por uma nova do tipo independente, foi possível criar uma terceira coluna de bancos na traseira, aumentando de cinco para sete o número de assentos.
Referente à segurança, o novo Explorer conta com cortinas infláveis laterais, sensores de capotamento e air-bags que são inflados conforme a força de impacto da colisão. O modelo ainda conta com um motor V8 4.6 de 243 cavalos e 38,9 kgfm de torque a 4.000 rpm, totalmente de alumínio, no lugar do V8 5.0 de 218 cv. Nos EUA, existe a opção V6 4.0 de 210 cv e 35,1 kgfm a 3.700 rpm, mas que não deve chegar no nosso mercado. O sistema de tração 4X4, juntamente com o câmbio automático, teve mudanças e passa a dispor do sistema Advance Trac, que monitora também os freios ABS e o controle eletrônico de estabilidade.