A sexta geração do Passat chegará ao mercado europeu em março de 2005 e será apresentado oficialmente ao público um mês antes.
O Passat é o primeiro modelo da marca alemã a trazer características visuais dos protótipos Concept R e Concept C. Também, está visivelmente maior em relação à versão anterior: 62 mm no comprimento (agora 4,77 metros), 74 mm na largura (1,82 m) e 10 mm na altura (1,47 m). O entreeixos é só 6 mm mais longo (2,71 m), mas o porta-malas aumentou de 475 para 565 litros. A VW declara rigidez torcional 57% mais alta e líder na categoria.
O novo modelo ficou muito bonito e elegante. A dianteira conta com uma grade cromada em formato de trapézio que se estende dos vincos do capô até o pára-choque. Os faróis possuem linhas angulosas e elementos circulares, presentes nos dois refletores. E a traseira dispõe de linhas limpas e lanternas trapezoidais com círculos e iluminadas por LEDs.
Internamente, o espaço está maior, e há quatro versões e quatro tons de acabamento, com opção entre alumínio e madeira. O porta-malas agora abriga 565 litros. Conta ainda com um sistema que dispensa o uso de chave para abrir e dar partida no veículo (substituído por um botão), ar-condicionado Climatronic que possibilita duas diferentes temperaturas e freio de estacionamento com acionamento elétrico por meio de um botão. Possui também uma saída de energia para lap-top, um telefone móvel com tecnologia Bluetooth e um poderoso sistema de áudio, com 10 canais e 600 watts.
O novo modelo ganhou também um controle eletrônico de distância. Quando ele excede uma distância pré-determinada para o veículo da frente, os freios são acionados automaticamente. A suspensão traseira evoluiu para um sistema multibraço, enquanto que a dianteira, do tipo McPherson, recebeu componentes em alumínio.
Referente à motorização, das sete opções, seis são inéditas no Passat e usam injeção direta: a gasolina de 115, 150, 200 e 250 cavalos (há ainda um de 102 cv a gasolina, já usado antes) e a diesel de 105, 140 e 170 cavalos. O mais potente de todos, V6 de 3,2 litros a gasolina, chegará só no segundo semestre. Conforme o motor, podem ser usados o câmbio automático Tiptronic ou o manual automatizado DSG, ambos de seis velocidades. O sistema de tração integral 4Motion será oferecido mais adiante.