Chegou às concessionárias o Ford Focus Sedan Ghia com câmbio automático (desenvolvido em conjunto com a também japonesa Mazda, tem quatro marchas e gerenciamento eletrônico), oferecido como opcional. Segundo a montadora, havia consulta sobre a opção nos distribuidores. O lançamento reforça a preferência do consumidor, que cresce a cada dia pelo equipamento.
O Focus automático vem equipado com o motor Zetec 2.0L de 130 cavalos de potência e consome um litro de gasolina a cada 8,1 quilômetros na cidade e a cada 14,3 quilômetros na estrada. Numa comparação com o desempenho da versão com câmbio manual, o automático perde rendimento. A velocidade máxima passa de 194 km/h para 182 km/h e o tempo de aceleração de 0 a 100 km/h aumenta de 10,8s para 14,2s. Em novembro é a vez da versão Ghia hatch receber esse tipo de transmissão.
As novas cores do interior do Focus, preto com detalhes em cinza grafite, lembram o Civic. Além disso, os equipamentos de série também são semelhantes: duplo airbag, banco do motorista com ajuste elétrico de altura, CD player com função viva-voz para telefone celular, ar-condicionado automático, bancos de couro, computador de bordo, freios ABS, iluminação do chão da cabine, maçanetas externas na cor do veículo, rodas de alumínio, teto solar elétrico e pára-brisa degradê.
O valor do Ford Focus automático é de R$ 51.490,00, suficiente para disputar com os dois nipo-brasileiros, cujas versões mais caras (Civic EX 1.7 16V e Corolla SE-G 1.8 16V), têm preços em torno de R$ 52.000,00.