A Mercedes-Benz apresentará no Salão de Nova York a Classe R, versão definitiva do carro-conceito Vision R, revelado no ano passado.
O modelo conta com linhas alongadas. Possui 5,17 metros de comprimento com capacidade para seis pessoas - com bancos independentes. A grade do radiador traz duas lâminas divisórias horizontais e ainda conta com faróis instalados nas extremidades da dianteira. Nas laterais, os frisos vão de ponta-a-ponta. E na traseira, dispõe de uma grande área envidraçada e lanternas que se prolongam pelas laterais.
Internamente, conta com ar-condicionado que pode ser regulado de maneira independente tanto na frente quanto para os passageiros de trás, aparelhos de CD e DVD separados e que podem funcionar ao mesmo tempo para ocupantes com fone de ouvido, e com o sistema Easy-Pack instalado no porta-malas, que permite a movimentação do assoalho do bagageiro eletronicamente, por meio de controle remoto, para facilitar a carga e descarga. Ainda, teto em vidro é oferecido como opcional.
Referente à motorização, possui três opções. Duas são a gasolina: V6 3,5 de 272 cavalos e V8 5,0 de 306 cavalos. A primeira acelera de 0 a 100 km/h em 8,9 segundos e atinge 230 km/h de velocidade máxima. E a segunda em acelera 6,9 segundos, com 240 km/h de máxima. A versão diesel conta com um propulsor V6 3,2 de 224 cavalos de potência. Todas as versões dispõem de câmbio automático seqüencial de sete velocidades e tração integral.
As vendas do Classe R começarão no segundo semestre no mercado norte-americano. Na Europa, a previsão é no início de 2006.