A Seat revelou a versão definitiva do Leon, modelo apresentado como carro-conceito em março, durante o Salão de Genebra. Sua estréia será no Salão de Barcelona (Espanha), que ocorrerá entre os dias 7 e 15 de maio.
O carro foi concebido por Walter de Silva, o estilista da nova geração de produtos da Audi, outra empresa do grupo Volkswagen. Possui distância entre os eixos de 1,6 m e a capacidade de seu porta-malas é de 341 litros. Conta com faróis amendoados e grade em formato de trapézio. As laterais possuem vincos que saem da dianteira e a traseira dispõe de lanternas horizontais. Internamente, as linhas do modelo são sóbrias.
O veículo terá quatro opções de motorização, duas a diesel e duas a gasolina. Os motores a diesel são: 1.9 TDI de 105 cv e 2.0 TDI de 140 cavalos. Já os movidos a gasolina são: 1.6 de 102 cv e um 2.0 FSI de 150 cavalos. Os câmbios de seis marchas estão disponíveis na opção manual ou automático Tiptronic, com opção de trocas seqüenciais. E entre os itens de segurança estão presentes freios ABS, controle de tração, ESP (Controle Eletrônico de Estabilidade) e seis airbags.
O Seat Leon estará à venda no mercado europeu a partir do segundo semestre deste ano.