A nova geração da perua Passat está muito mais sofisticada do que a anterior. O novo modelo começará a ser comercializado no mercado europeu em agosto e será uma das atrações da Volkswagen no Salão de Frankfurt (Alemanha), em setembro. Seu custo será de 22.900 euros, cerca de 67.300 reais.
Até a coluna central, as linhas são praticamente as mesmas do Passat. Os faróis com elementos retangulares e circulares estão presentes como também a grade cromada que desce até o pára-choque. As linhas das laterais são limpas e a traseira conta com placa na tampa do porta-malas e lanternas com LEDs. Ainda, as suas dimensões estão maiores e chegam a 1,52 m de altura, 4,77m de comprimento e 1,82 m de largura. O seu porta-malas também aumentou de 1 600 para 1 731 litros.
Desde a versão mais simples, a Trendline, já estão inclusos itens como controlador eletrônico de estabilidade (ESP), ar-condicionado digital, sistema que auxilia nas manobras de estacionamento, freios ABS, seis airbags, entre outros. Outras versões presentes são: Comfortline, Sportline e Highline. E como opcionais, o modelo pode receber suspensão traseira com regulagem de altura a ar, bancos configuráveis eletronicamente em até 12 posições, sistema de áudio e DVD, celular com tecnologia Bluetooth, faróis de xenônio, entre outros.
Referente à motorização, estão presentes quatro versões equipadas com injeção direta de gasolina e três turbodiesel. Os motores a gasolina são: o 1.6 FSI de 115 cavalos, o 2.0 FSI de 150 cavalos, o 2.0 TFSI de 200 cavalos e o 3.2 FSI V6 de 250 cavalos. E os a diesel são: o 1.9 TDI de 105 cavalos, o 2.0 TDI de 140 cavalos e o 2.0 de 170 cavalos de potência.