O Gol Geração IV chega às concessionárias em três versões de acabamento: City 1.0 e 1.6, Plus 1.0 e Power 1.6 e 1.8, todas bicombustíveis. A antiga versão de entrada, a Special, deixou de existir.
O novo modelo está bem mais moderno que a geração anterior. Na dianteira, o veículo ficou com visual mais limpo e conta com novos faróis em policarbonato e mais alongados, e possui um novo capô com vincos para dentro, que se prolongam até o pára-lama. Com isso, o conjunto ficou maior e integrado ao pára-choque.
Na parte traseira dispõe de novas lanternas em formato redondo. A tampa do porta-malas também ficou arredondada, incluindo o vidro. Além disso, o modelo também ganhou limpador fixado no vidro e uma nova alça de abertura do porta-malas acoplada à fechadura.
Internamente, a quarta geração do Gol ganhou novo painel de instrumentos e uma nova cor ambiente, na tonalidade cinza e com detalhes em preto. O porta-luvas agora tem uma parte fechada e uma prateleira auxiliar. O console central está mais organizado, reunindo os botões do pisca-alerta, desembaçador, rádio e ar-condicionado. Ainda, estão presentes novos porta-objetos, que agora são 11 na versão de duas portas e 13 na quatro portas, e os bancos possuem novo revestimento com tecido mais leve e resistente.
A Volkswagen não mexeu na sua parte mecânica do modelo. O Gol Geração IV, em sua versão mais barata, a City 1.0 de duas portas, tem o custo a partir de R$ 24.187,00, o mesmo valor atualmente praticado para a mesma versão da terceira geração. E a opção top de linha é a Power 1.8 de quatro portas, que custa a partir de R$ 32.802,00.